sábado, 9 de agosto de 2008

Conflitos

O amor entre o homem e uma mulher nasce de uma troca de olhares, de um sorriso, de uma atração. Pouco a pouco o coração acelera e o seu pulsar torna-se visível nos olhos, no sorriso tremulo, nas mãos frias, do rubor do rosto, na linha do pescoço... O sentimento avança, engrandece, cria raízes profundas. Já não sabemos mais respirar sem a presença do outro. Torna-se um amor profundo, dolorido, apaixonado , vibrante. O casal passa a ser apenas um. E as diferenças que existem entre ambos aparecem, mas o amor tudo supera. E forma-se a família , e vem a gravidez, o primeiro filho,a dualidade de sentimentos. O homem não compreende.
Há o amor do filho pelo pais. Há o amor entre o homem e a mulher. A o amor dos pais pelos filhos e assim a vida segue sua rotina de sentimentos. Mas para o homem , os filhos passam a ser rivais de seu amor, a disputa pelo carinho e pelo sentimento profundo. Não se pode confundir. São amores distintos. Ambos profundos, intensos, mas completamente diferentes.
No amor entre o homem e a mulher passa a existir uma troca, uma substituição, deixamos o aconchego do lar paterno e entramos de cabeça numa relação em que o companheiro passa a ser o namorado, o amante, o companheiro, o pai, sim , o pai. Repreende , controla, vigia como se fosse o pai. E acostumamos com este amparo seguro, e passamos a ser uma só pessoa por toda a vida. Tudo poderia ser muito bom, só felicidades, não fosse a eterna rivalidade com os sentimentos da mulher como mãe, para seus filhos. A mulher tem seus filhos como sementes do amor, imagem e perfeição , cópia de seu homem, sangue e carne de seu homem materializados pelo amor de ambos. A mulher quer proteger este bem, intensamente ama seus filhos, mas intensamente ama o seu amor , companheiro de uma vida inteira.
Surgem os conflitos. O homem não sabe expressar-se como pai, não sabe expressar seu amor aos filhos. Sabe apenas impor-se como dono e senhor das pessoas de seu feudo...
Surgem palavras que magoam sem querer...

Nenhum comentário: