sábado, 13 de março de 2010

Auto análise

Auto análise em busca de reencontrar minha mente sã.


Refúgio de minhas angustias, de minha impotência, de meu cansaço. São as palavras que vão surgindo em meu pensamento. O sono que não se completa dentro das horas noturnas. Sonhos, fantasmas, pesadelos, ansiedade que bate impedindo o realizar de minhas criações, inspirações.

É um bloqueio invisível que tem amarrado minhas mãos na execução do fazer, do realizar. Sofri uma queda na escada no final de fevereiro. Meu joelho e tornolezo estão doloridos após tres semanas. De uma certa forma traz até insegurança no caminhar. Sinto a necessidade de realizar meus trabalhos externos e não consigo sair. Preciso elaborar meus trabalhos e um estranho sono se apodera de minha mente . Meu corpo esta ativo. MInha mente não responde. O que será?

Passo a buscar resposta no mundo virtual. Encontro diversas:

A imobilidade é a experiência incapacitante e cristalizada da ansiedade e do pânico traumático. Porém, por baixo da resposta congelada estão a luta ou a fuga, e outras preparações de defesa e orientação que estavam ativadas antes do congelamento. Desmontar a ansiedade é possível na medida em que se restabelecem as respostas ocultas de luta ou fuga, e as outras respostas ativas de defesa que acontecem precisamente no momento antes da fuga ser impedida.

"Em estado de ansiedade não há consciência das sensações, mas do juízo crítico a respeito delas: tentativa de encontrar sentido no estado interno descontinuo, desorganizado e inexplicável."

 "Proposta terapêutica: desacoplar o congelamento da ativação. Por baixo do congelamento estão a luta, a fuga e as outras respostas de orientação defensivas que estavam em execução antes de congelar."
"…mas à medida que o incômodo parece piorar ou que se apresenta mais sério que o normal, dá-se início a uma reflexão na busca instintiva de se compreender o que está acontecendo. O inconformismo dá lugar à preocupação e busca pela solução para do problema."


Auto-estima em baixa


A auto-estima é que move nossas atitudes, então por que não cuidar dela antes.


* Troque as lamentações pelas decisões. Deixe a atitude passiva de lado e assuma para si a responsabilidade de mudar.


* Pense sobre o que é realmente importante para você. Isto vai ajudar a tomar decisões e mudar atitudes.


* Assuma seus defeitos e se ame do jeito que você é. Não se trata de comodismo, pelo contrário. Só assim saberá onde quer e vai mudar, mas sempre sabendo que ninguém é perfeito, mas podemos mudar para melhor.


* Encare os deslizes como algo normal. Aproveite-os como lições valiosas para encarar os novos desafios, e não como prova de incapacidade.


* Pequenas atitudes podem significar muito: um bate papo, uma festa com os amigos, arrumação do quarto, nunca fique parada tendo pena de si mesma.


* Dê um passo de cada vez. Querer resolver tudo de uma vez na maioria das vezes não é uma atitude realista.


* Tente os objetivos possíveis, mesmo que você tenha que conquistá-los pouco a pouco. Metas inatingíveis são o caminho mais fácil para a frustração e uma nova recaída na auto-estima.


E quando bater uma recaída ou aquela crise na auto-estima. Leia esta mensagem para si mesma.


Auto-Imagem


Olhe para si e pergunte:


Eu estou satisfeito com meu desempenho até o momento?


Você se considera uma pessoa bem-sucedida?


Que imagem você tem de si mesmo?


Será que não é a imagem de um azarado, fracassado, pobre e perdedor?


A situação atual de sua vida nada mais é que o fruto de seus penamentos do passado.


Se você quer saúde, concentre sua mente na saúde.


Se você que ser uma pessoa vencedora, imagina sempre grandiosos sucessos.


Mas você não deve pensar somente no que quer. Crie uma auto-imagem que você já tem, que você já é. Tenha uma auto-imagem clara e definida “Sou um vencedor, sou capaz”.


Se te imaginares um ser triste e sombrio, assim se tornarás.


Porém, se te imaginares um ser brilhante e poderoso, assim tu serás, pois a mente é criadora onipotente.


Lembre-se: “A riqueza de cada pessoa é soma dos pensamentos grandiosos que ela conseguiu reter na sua mente. Podemos dizer então que a riqueza de cada um é uma projeção da mente”.


Acredite:


Você é um vencedor!


Repita para você mesmo:


“Ninguém pode vencer por mim!”.


E nunca se esqueça que o amor mais importante e valioso é o amor próprio.


Será que depois de ler tudo isto, vou melhorar? Será que realmente o meu problema é a asnsiedade que está me deixando congelada? Estática?

Vou preparar minha academia particular para sair da mesmice e fazer minhas energias se elevar novamente ao um alto astral.

Senhora B., após pesquisar na web e marcar os textosa acima como tentativa de melhorar meu ânimo, em 11/03/2010 'as 15:10 hs.

Nenhum comentário: